quarta-feira, 3 de novembro de 2010

DESCOBERTA

No Sábado Passado dia 30 de Outubro de 2010, fui dar uma volta pela zona do Santinho com o meu prezado amigo Jorge Oliveira Pinto, afim de ele me mostrar algo interessante. Essa coisa interessante não foi mais nem menos que o "PENEDO FURADO DE SÃO PELÁGIO".  Muito interessante este penedo. Mas mais outras coisas descobrimos por estas bandas. Mas centremo-nos neste achado que tem tanto de belo como de mistério como de histótia a ele associado.
Transcrevo aqui a lenda e um pouco de história:
" ESTE LOCAL SITUA-SE PERTO DA ALDEIA DE FRÁGUAS E ESTÁ ASSOCIADO À FORMAÇÃO DA ACTUAL ALDEIA. ESTE PENEDO FURADO, O QUAL SE DENOMINA DE "PENEDO DO SANTO OU DE SÃO PELÁGIO, ESTÁ NO MEIO DA SERRA ENTRE FRÁGUAS E VILA COVA À COELHEIRA, PERTO DO MARCO GEODÉSICO DO SANTINHO. A Imagem do santo teria permanecido nesta cavidade formada na rocha, daí o chamar-se Penedo do Santo.
Junto deste penedo ainda se observam restos da antiga povoação de São Paio, bem como por toda a área circundante se observam vestígios da antiga povoação. É um local com uma vista previligiada.
Transcrevo algum texto de Jorge de Oliveira Pinto, e que nos diz o seguinte:
"Quanto ao que aconteceu à imagem de São Pelágio que foi para Fráguas, ouvi diversas versões mas quase todas elas se resumem no seguinte. O Povoado de São Paio ficou pouco a pouco desabitado, sendo que a maioria dos seus moradores foi viver para Fráguas, entretanto a capela entrou em ruínas e os ex moradores que viviam em Fráguas, com medo que o tecto da capela caísse, vieram buscar o santo e levaram-no para Fráguas.
Não contentes com a situação, os de Vila Cova foram a Fráguas e voltaram a colocá-lo na sua capela. Então os de Fráguas deveriam ter "engendrado" um enredo que tivesse um final feliz sem andarem com escaramuças com os de Vila Cova.
Numa das noites tiraram o santo e foram esconde-lo em local seguro, enquanto provocaram a ruina do tecto da capela.
Então fráguas e Vila Cova unem-se na procura do santo mas fazem previamente um acordo, que se este aparecesse, iria para a terra para o qual estivesse voltado.
A imagem viria a aparecer dentro do penedo furado, virado para Fráguas. Tudo isto se deveria passar logo no início do século XIX, uma vez que a última festa de que há registo realizou-se em 1799.
O Penedo Furado foi lugar de culto durante muito tempo e ainda hoje está cravado com três cruzes escullpidas na própria rocha, duas do lado de Fráguas ( de maior tamanho) e outra de Vila Cova ( mais pequena).
Este local caiu no esquecimento e uma minoria sabe onde fica este local. "



DEIXO AQUI AS COORDENADAS GPS PARA QUEM QUISER VISITAR
N 40º 51.281  W 007º 46.742